Sobre a Mostra

A Mostra Literária Poesias do Sertão é resultado de um trabalho de leitura realizado no povoado de Pombas na zona rural de Manoel Vitorino, inicialmente para a Educação de Jovens e Adultos. O projeto Fogueira Literária iniciou-se no ano de 2010 numa escola do campo, a Escola Municipal Rio das Contas, então, na gestão da professora Maria das Graças Lago dos Santos.
 No ano de 2012, após ser aprovado na 2ª chamada do Calendário das Artes – Secult - BA, o projeto ganhou ainda mais espaço e transcendeu as cercas da escola indo acampar no meio dos povoados, ampliando o roteiro para mais duas comunidades, Lagoa da Pedra (Manoel Vitorino – BA) e Ilha Grande (Iramaia – BA).
 Em encontros mensais, reuníamos a comunidade e acendíamos uma fogueira para leitura de ficção da literatura regional, cordéis e outras poesias, sempre acompanhado de uma boa música de raiz e um delicioso café sertanejo. Um público de aproximadamente 60 pessoas por encontro (crianças, jovens, adultos e anciãos) reuniam-se à luz da lua, das gambiarras e do livro. Leitura partilhada!
 O cordel foi se achegando, propomos concurso de cordéis entre os participantes e a experiência deu muito certo. Decidimos dar um apoio aos participantes para aperfeiçoarem sua escrita. Buscamos apoio do Estação da Leitura – UESB/Jequié - BA e com Amanda Cardoso realizamos oficinas de cordéis nas comunidades e mais uma remessa de cordel saiu do forno, tão bons quanto os primeiros. Então, ousamos organizar o livro “Experiência de Leitura e Escrita Poética no Campo” que agora temos o prazer de compartilhar com vocês neste lindo Evento.

Jequié, 16 de outubro de 2016. 21:42



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura intersemiótica em Ruína, de Gabraz Sanna.

E assim aconteceu...